Segundo Velloso (2017) as tecnologias e métodos de comunicar concebidas no contexto da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Informacional, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade de 1970, principalmente, nos anos 1990, intitulam-se Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Caracterizam-se, em sua imensa maioria, por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável o conteúdo da comunicação, mediante a digitalização e comunicação em redes para captação, transmissão e distribuição das informações. Essa podendo ser mediada ou não por computadores. Considera-se que o surgimento dessas novas tecnologias e a forma como foram implantadas por setores sociais, indivíduos, empresas e governos viabilizaram o surgimento da “Sociedade da Informação”. Alguns estudiosos, para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas, falam em sociedade do conhecimento.
São consideradas NTIC, entre outras:
- os computadores pessoais (PCs, personal computers);
- a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares);
- a TV por assinatura;
- o correio eletrônico;
- a internet;
- as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons;
- as tecnologias de acesso remoto (sem fios);
Referências:
VELLOSO, Fernando. Informática: conceitos básicos / Fernando Velloso. - 10ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Hoje em dia estamos tão habituados com essas novas tecnologias que é difícil acreditar que há pouco tempo atrás pouquíssimas pessoas tinham acesso sequer a um telefone.
ResponderExcluirÉ realmente impressionante como essas tecnologias se integraram ao nosso dia a dia. Mas não só no cotidiano da nossa geração, como também a gerações anteriores a nossa. Acho muito legal sempre que vejo minha avó postado algo no Facebook, mandando uma mensagem pelo Whatsapp ou, até mesmo, fazendo uma videochamada com a minha tia-avó.
Excluir