Redes de Alta Velocidade: ATM

Resultado de imagem para meme pressao fisica

   Fala galera!!

   Mais um post sobre redes de alta velocidade. Mas o que tem a ver ATM e pressão atmosférica com isso?! NADA! Era só para ficar mais descontraído e chamar a sua atenção. ;P
   Esse ATM que veremos não é a unidade de pressão que você viu lá na física do ensino médio não. Ele é uma tecnologia na área de redes. Então vamos entendê-lo!

   
ATM: O QUE É E PARA QUE SERVE?

   O ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono) é uma tecnologia de comunicação ou mais especificamente, de comutação rápida de pacotes que suporta taxas de transferência de dados variando de velocidades sub-T1 (menos de 1,544 Mbps) até impressionantes 10Gbps. Como outros serviços de comutação de pacotes (Frame Relay, SMDS), ATM atinge suas altas velocidades em parte pela transmissão de dados em células de tamanho fixo, e dispensando protocolos de correção de erros. Em vez disso, ele depende da integridade das linhas digitais para assegurar a integridade dos dados. Todas as informações são transportadas pela rede através das células ATM.

   Propõe-se a servir de transporte comum para diversos tipos de tráfego, como dados, voz (áudio), imagem estatística e vídeo. Entre outras importantes diferenças em relação às tecnologias de comunicação de dados existentes pode-se notar que a ATM emerge com a possibilidade de ser algo como a tecnologia de all area network, uma vez que pode ser utilizada tanto em redes de longa distância (WANs), quanto em redes locais (LANs), passando pelas redes intermediárias, as redes de área metropolitana (MANs).




 APLICAÇÕES

   Algumas aplicações típicas da tecnologia ATM são:

Interligação de Redes Corporativas
  A interligação das redes corporativas (LAN) de vários escritórios compondo uma rede WAN, é uma aplicação típica para o uso da tecnologia ATM. O tráfego usual das redes de dados é normalmente de 2 tipos: interativo (comando – resposta), ou seja, solicitação de usuários e aplicações clientes e respostas de aplicações servidoras, e por rajadas (bursty), quando grandes quantidades de dados são transferidas de forma não contínua.

   O ATM, através de roteadores instalados nos escritórios, permite utilizar uma porta única em cada escritório para compor redes do tipo malha (meshed) onde a comunicação de um escritório com todos os outros é possível sem a complexidade do uso de múltiplas portas e múltiplos circuitos dedicados.

   O transporte de Voz, fax e sinais de modens analógicos sobre ATM atende os requisitos de atraso (delay) específicos para esse tipo de aplicação, já que pode ser definida a qualidade de serviço necessária. Para a maioria dos administradores de rede de Voz e dados, a possibilidade de transportar a Voz proveniente de PABX’s, sinais de fax e de modens, e dados através da mesma porta ATM e usando procedimentos comuns de gerenciamento e manutenção atende os requisitos de redução de custos e de complexidade das grandes redes corporativas.


Interligação com Sistemas Legados
  A tecnologia ATM possui facilidades de encapsulamento de múltiplos protocolos. O protocolo da tecnologia SNA pode ser utilizado sobre o ATM para interligar computadores de grande porte com escritórios, agências bancárias, caixas eletrônicos e outras aplicações onde o acesso a esses computadores de missão crítica se faz de forma remota.



VANTAGENS
  • Tecnologia capaz de integrar LANs e WANs
  • Custo de processamento x Célula de tamanho fixo
  • Switches mais rápidos e baratos do que roteadores
  • Tecnologia de alta confiabilidade
  • Compatibilidade (ethernet, fast ethernet, etc)


DESVANTAGENS
  • Alto custo na implementação
  • Utilização maior de outras tecnologias como fast ethernet e Gigabit ethernet
  • Interfaces diretamente aplicadas em pcs, estações de trabalho e servidores de alto desempenho não tem sido tão grande como se esperava
  • Impopular

   CONCLUSÃO

   Vimos como funciona o ATM e suas características e apesar de seus benefícios e velocidade ele não é tão popular assim. Acho que ele não aguenta a pressão, rsrsrs. Mas isso não o diminui como protocolo pois 10Gbps é extremamente rápido e a possibilidade de transferência multimídia é um aliado e tanto. Ainda vamos falar mais desse carinha nos próximos posts. É isso pessoal, espero que tenham entendido, qualquer dúvida deixem nos comentários! 


 See you, guys!! ;)

  






Fontes:

http://www.dem.inpe.br/~ijar/RedesAltaVelocidade.htm

https://pt.slideshare.net/BernardoSarreta/redes-de-alta-velocidade

https://www.gta.ufrj.br/grad/00_1/marta/definicao_atm.htm

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvoipconv/pagina_3.asp

https://www.infowester.com/missaocritica.php

https://pt.wikipedia.org/wiki/Asynchronous_Transfer_Mode 


https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1276295


Comentários