Redes de Alta Velocidade: Telessaúde

   Fala galera!!


   Você como um pessoa da área de computação sabe que há maneiras de agregá-la em praticamente tudo e você não está errado. Nos mais variados setores/áreas é possível aplicar a computação. E não é diferente com a saúde.

   Existem tecnologias dentro da área de saúde desde a simples comunicação entre dois médicos discutindo um diagnóstico até os mais sofisticados sistemas com uso de redes de vídeo e web-conferências, de sistemas de registros eletrônicos em saúde e até o uso da robótica. Partindo disso é que surge o conceito de Telessaúde, também chamado de Telemedicina ou e-saúde.

   A Telessaúde é descrita como o uso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para oferecer serviços e cuidados em saúde à distância. Bem definidamente como a promoção de saúde, relacionada a serviços de informação, através de tecnologias de telecomunicações. E para que ela funcione com o propósito ao qual foi criado deve ter uma conexão extremamente de alta velocidade, certo?

  No Brasil temos o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes que foi criado para fortalecimento e melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e TICs.

http://portalms.saude.gov.br/images/telessaude.jpg
   
   O Programa conta serviços que atende aos profissionais da saúde e, principalmente, a população. Estes serviços são:


TELECONSULTORIA

   Que atende esclarecendo dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas a processo de trabalho no formato de pergunta e resposta entre profissionais de saúde. Funciona de duas maneiras: síncrona - realizada em tempo real, geralmente por chat, webconferência, videoconferência ou serviço telefônico - e assíncrona - realizada por meio de mensagens offline que devem ser respondidas em até 72h.


http://portalms.saude.gov.br/images/telessaude-consultoria.png


SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA

   Resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, evidências científicas e clínicas a perguntas originadas das teleconsultorias. As melhores teleconsultorias são selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS e publicadas no Portal BVS APS.


TELE-EDUCAÇÃO

Atividades educacionais à distância por meio de tecnologias de informação e comunicação para apoiar a qualificação de estudantes, profissionais e trabalhadores da área da saúde.


http://portalms.saude.gov.br/images/telessaude-educacao.png



TELEDIAGNÓSTICO

   Ampliação da oferta de Telediagnóstico no país, possibilitando a realização de exames com emissão de laudo a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e, ainda, aumentando a oferta em especialidades. 

http://portalms.saude.gov.br/images/telessaude-diagnostico.png




   A Telessaúde traz muitos benefícios como: 
  1. Melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), com resultados positivos na resolubilidade do nível primário de atenção;
  2. Expressiva redução de custos e do tempo de deslocamentos;
  3. Fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso; 
  4. Melhor agilidade no atendimento prestado; 
  5. Otimização dos recursos dentro do sistema como um todo, beneficiando, dessa forma, aproximadamente 10 milhões de usuários do SUS.

CONCLUSÃO
   Vimos o papel fundamental da tecnologia na saúde e a importância de se manter redes de altas velocidades, pois como a demanda por serviços é muito grande e a nível nacional o sistema precisa operar com conexões rápidas para supri-las.
   É isso pessoal, espero que tenham entendido, qualquer dúvida deixem nos comentários! 


See you, guys!! ;)




Fontes:


Comentários