Identificação por Radiofrequência ou RFID (do inglês “Radio Frequency Identification”) é um sistema de identificação automática através de sinais de rádio, capturando dados remotamente por meio de dispositivos chamados etiquetas RFID.
Mesmo sendo considerada uma tecnologia nova, a origem do RFID remonta à Segunda Guerra Mundial com o surgimento de um dos seus primeiros sistemas passivos. Esse detectava aviões a longa distância por radares, mas não os distinguiam entre aeronaves aliadas ou inimigas. Anos depois, sob o comando do físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt, os ingleses projetaram o primeiro identificador ativo. Foram implantados um transmissor em cada aeronave britânica os quais transmitiam um sinal resposta diferente, que identificava o avião como amigo.
O princípio utilizado nos RFIDs, surgidos na década de 80, é o mesmo. Um sinal é enviado a um transponder, que é ativado e reflete de volta o sinal (passivo) ou transmite seu próprio sinal (ativo). Desde então pesquisas e estudos na área de radiofrequência começaram a ser realizados, mostrando como essa energia pode ser usada na identificação de objetos em movimento. Uma vantagem em relação ao sistema de código de barras o qual requer o objeto estático e um leitor a laser.
Aplicando um sistema de etiquetas inteligentes (etiquetas RFID) as quais são colocadas nos objetos, que passam a ser rastreados por ondas de rádio por meio de uma antena, responsável por captar o sinal e trocar informações com o sistema, e um microchip, capaz de armazenar dados. Ambos são protegidos por um transponder composto por silicone ou algum material plástico, que pode ter diferentes formatos.
Vale ressaltar que RFID qualifica qualquer sistema que usa radiofrequência como técnica de identificação, todavia o mais regular é o que utiliza microchip para armazenar a informação desejada.
A tecnologia RFID tem como objetivo melhorar vários segmentos, como a indústria, pecuária, logística, saúde e muitos outros. Ela auxilia a gerir inventários, evitar roubos, aumentar a produtividade, mas também apresenta algumas desvantagens.
Referências:
👏👏👏
ResponderExcluir