O sistema de posicionamento global, ou GPS (em inglês global positioning system) é um sistema de posicionamento por satélite que envia informações sobre a sua posição a um receptor móvel em qualquer horário e em qualquer condição climática. O GPS foi criado originalmente para facilitar os sistemas de navegação em 1973. Atualmente, encontram-se em funcionamento dois sistemas: o GPS americano e o GLONASS (GPS russo). Além desses, existem alguns sistemas em implementação como o Galileo da União Europeia e o Compass da China.
Esse sistema funciona graças a 31 satélites que circundam a Terra a uma altitude de 20.200 km. Para que o dispositivo móvel possa receber as informações, ele deve se encontrar no campo de visão de um grupo de três ou quatro satélites. O que torna, juntamente a um sistema de navegação por satélite, possível encontrar o caminho para determinado local.
O GPS tem sido muito utilizado atualmente em automóveis com um sistema de mapas que facilita a vida do motorista. Esse possui diversos tipos que oferecem soluções “tudo em um”. Bons exemplos dessa diversidade são os externos que são conectados por um cabo ou por bluetooth e os smartphones, que possuem o GPS integrado e acessível por meio de diversos aplicativos como o Google Maps e o Waze.
Curiosidade sobre GPS
O uso do GPS é proibido na Coreia do Norte e na Síria, e era proibido no Egito até 2009.
Referência:
Não imaginava que eram tantos satélites responsáveis pela nossa localização via GPS, muito interessante
ResponderExcluirA quantidade de satélites que circundam o nosso planeta é ainda mais incrível! Os 31 satélites supracitados fazem parte apena do GPS americano, o GLONASS apresenta também 24. enquanto o Galileo conta com 26 satélites dos 30 planejados e o Compass possui 21 dos 35 pretendidos. Temos uma soma de 101 satélites artificiais que orbitam nosso planeta.
ExcluirImagina com quanto lixo espacial nós teremos que lidar no futuro?
Bacana! Só não consigo entender porque tem lugares que proíbem o acesso a GPS... Não sei o que seria da minha locomoção sem google maps! kkkkk
ResponderExcluirDurante as minhas pesquisas não achei realmente uma motivação clara. Mas podemos supor que a proibição desse sistema existe por motivações politicas, pois os governos de ambos os países se caracterizam como ditatoriais, e militares, como a situação atual da Síria que passa por uma Guerra Civil.
ExcluirPorque é proibido na Coreia do norte e na Síria?
ResponderExcluirObs: amei o Gif de gatinho
Como já esclarecido no comentário de Camila, não achei uma motivação direta, clara. Mas toda a conjuntura politica e histórica de ambos os países me levam a acreditar que existam motivações de ordem militar e politica.
ExcluirSobre o gif, estou sempre mantendo o espirito da equipe onde é possível. :3
Uau
ResponderExcluir