Você já deve ter ouvido falar sobre a Inteligência Artificial, certo?
Trata-se de uma ciência que estuda a tecnologia e tem como objetivo principal o desenvolvimento de inteligências semelhantes à humana. São máquinas desenvolvidas exclusivamente para realizar tarefas de modo automatizado, mas, ao mesmo tempo, inteligente e racional.
Podemos notar um grande uso dessa tecnologia no nosso dia a dia, alguns exemplos muito comuns são os assistentes virtuais - Google Assistente, Siri, entre outros.
Há pouco tempo esse recurso passou a ser implementado também na área da saúde. Universidades bem renomadas no mundo inteiro, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), desenvolvem cada vez mais pesquisas com o objetivo de proporcionar uma boa união dessas duas áreas fundamentais para a nossa sociedade: a tecnologia e a Medicina.
A Inteligência Artificial na Telemedicina ampara e cuida do paciente por meio do monitoramento, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames de forma segura e legalizada, aprimorando o atendimento de pacientes e atuando na prevenção e tratamento de doenças.
Embora ainda não estejamos acostumados com máquinas cada vez mais pensantes, essa já é uma realidade bastante comum em todo o mundo. Para ilustrar esse fato, clique aqui para ver alguns exemplos de aplicações de inteligência artificial já utilizadas por muitos profissionais da saúde.
Apesar das grandes inovações e avanços na tecnologia, principalmente no ramo das IAs, assim como o doutor Henrique Nou Schneider acredito que a experiência humana muito dificilmente será substituída pelos processos tecnológicos, uma melhora e efetividade com certeza acontecerá, mas a experiência humana sempre estará em jogo.
ResponderExcluirConcordo totalmente. O que eu acho interessante é uma junção dessas grandes áreas para melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes. Acho que uma substituição dos profissionais não é muito possível, e muito menos efetiva.
ExcluirIsso sim é ver a tecnologia ser aplicada da melhor forma possível. Acredito que mesmo não podendo substituir um ser humano, ainda, a inteligência artificial pode ser usada para ajudar e otimizar os diagnósticos médicos. Muitos filmes de ficção científica mostram essa realidade e é muito bom ver que ela já é possível em alguns níveis.
ResponderExcluirIsso mesmo Vinícius. A Informática na Saúde pode ser extremamente útil, mas deve ser usada da maneira correta, sendo possível otimizar atendimentos ao máximo.
Excluir