Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: Variações do padrão 802.11

   Olá pessoal!!
 Vocês conhecem o WECA ?
 O WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance) é uma organização composta por algumas empresas como 3Com, Nokia, Alcatel-Lucent, entre outras, para lidar com as questões de padronização e normas do Wi-Fi.
 A organização trabalha com o padrão IEEE 802.11 que estabelece normas para a criação e uso das redes sem fio. Como a transmissão desse tipo de rede é feita por radiofrequência e existem inúmeros serviços que utilizam sinais de rádio, é necessário que cada um opere de acordo com as exigências estabelecidas pelo governo de cada país.


  Versões do padrão 802.11:
  802.11 ("Original")
 O padrão opera entre os intervalos de frequência de 2,4 GHz e 2,4835 GHz , sua taxa de transmissão de dados é de 1 Mb/s ou 2 Mb/s e é possível utilizar as técnicas de transmissão Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) e Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS).
 A técnica DSSS cria vários segmentos das informações transmitidas e as envia simultâneamente aos canais. Já a técnica FHSS utiliza um esquema de "salto de frequência", onde a informação transmitida utiliza determinada frequência em um certo período e, no outo , utiliza outra frequência.
  802.11b
 Possibilita estabelecer conecção nas velocidades de transmissão 1 Mb/s, 2 Mb/s, 5,5 Mb/s, e 11 Mb/s, o intervalo de frequência é o mesmo utilizado pelo 802.11 original mas a técnica de transmissão se limita ao DSSS.
  802.11a
 Sua principal característica é a possibilidade de operar com taxas de transmissão de dados de 6 Mb/s, 9 Mb/s, 12 Mb/s, 18 Mb/s, 24 Mb/s, 36 Mb/s, 48 Mb/s e 54 Mb/s. A sua frequência de operação é diferente do padrão 802.11 original: 5 GHz, com canais de 20 MHz dentro desta faixa. A técnica de transmissão utilizada é a Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM). Nela, a informação a ser trafegada é dividida em vários pequenos conjuntos de dados que são transmitidos simultaneamente em diferentes frequências.
  802.11g
 Trabalha com faixas de transmissão de até 54 Mb/s e opera com frequências na faixa de 2,4 GHz. A técnica de transmissão utillizada nessa versão é o OFDM.
  802.11n
 Tem como principal característica um esquema chamado Multiple-Input Multiple-Output (MIMO), capaz de aumentar consideravelmente as taxas de frequências de dados por meio da combinação de várias vias de transmissão (antenas). É capaz de fazer transmissões na faixa de 300 Mb/s e  teoricamente, pode atingir taxas de até 600 Mb/s.
 Trabalha com faixas de 2.4 GHz e 5 GHz  e sua técnica de transmissão é o padrão OFDM.

 Ainda há outras versões do padrão 802.11, caso sejam curiosos nesse tema é interessante ver as diferenças. Dúvidas podem ser deixadas nos comentários e até a próxima !!

 Referências:

Comentários