Redes de Alta Velocidade: ATM x Gigabit Ethernet

   Fala galera!!
   Hoje iremos fazer uma comparação entre o ATM e o Gigabit Ethernet. Vamos lá?


 Como já vimos o Gigabit Ethernet foi construído a partir das, já familiares, tecnologias Ethernet de 10Mbps e Fast Ethernet de 100Mbps com largura de banda de 1Gbps e foi projetado para transporte de dados através de comutação de pacotes. O Gigabit Ethernet é o próximo passo na evolução da família mantendo a simplicidade de seus irmãos mais velhos e acima de tudo se aproveitando do imenso número de usuários por eles conquistados. Com isso as vantagens se propagam através de custos, instalações e, não menos importante, no conhecimento já obtido sobre aplicações e serviços oferecidos através do tráfego baseado em IP e Ethernet. O Gigabit Ethernet oferece uma grande largura de banda possibilitando a agregação de vários segmentos Ethernet e Fast Ethernet dando suporte a conexões entre servidores de alto desempenho, backbones, conexões entre switches e redes locais de alta velocidade. 

  Do outro lado temos o ATM, originalmente desenvolvido pela indústria de telefonia, sendo utilizado como backbone de campus e para aplicações em WANs. Oferece velocidades de 1,5Mbps até 622Mbps, devendo chegar em breve a operar a 2,4Gbps. Em contraste com as aplicações privadas utilizadas nas LANs o ATM se comporta mais como uma rede telefônica pública, pois foi desenvolvido para ser escalável, flexível e comportar grandes backbones. Um dos objetivos do ATM é o de atender ao tráfego de voz, vídeo e dados em uma rede única através de LANs e WANs. O ATM oferece QoS (Quality of Service), garantido do nó de origem ao nó de destino através de circuitos virtuais, definindo e controlando latências, atrasos e taxas de transmissão. Estes são recursos que redes de comutação de pacotes não foram projetadas para oferecer. 

COMPARAÇÃO ENTRE ATM E GIGABIT ETHERNET



Legenda:
 * - Saiba o que é Best Effort, RSVP (Resource Reservation Protocol), RTP (Real-time Transport Protocol), RTSP (Real Time Streaming Protocol)

** - Constant Bit Rate (CBR), Variable Bit Rate (VBR), Available Bit Rate (ABR), Unspecified Bit Rate (UBR)

CONCLUSÃO


   Como dito no outro post, a grande maioria dos computadores desktop usam Fast Ethernet e já temos o Gigabit (tecnologia que tem aparecido bastante no mercado). Enquanto isso as WANs estão cada vez mais se apoiando no ATM. Gradativamente os serviços privados oferecidos sobre ATM se tornarão públicos e a preços competitivos. 

   De uma maneira geral podemos dizer que, pelo menos a médio prazo, o desktop continuará a se basear em Ethernet e as WANs irão gradativamente adotando o ATM. Portanto teremos Gigabit Ethernet e ATM coexistindo. O encontro entre os dois ocorrerá em um backbone, seja de um edifício ou de um campus. O ponto exato deste encontro se dará em função de custos, aplicações utilizadas, serviços oferecidos e do tamanho e topologia da rede.

    Ambas as tecnologias estão evoluindo e se adaptando às necessidades comerciais. Enquanto o ATM procura evoluir o padrão LANE novos padrões são desenvolvidos pelo IEEE e pela IETF para aplicação de CoS (Class of Service) e QoS no Ethernet. Temos com isso o desenvolvimento de padrões e equipamentos para integrar ATM e o QoS do Ethernet para obtenção de soluções reais de ponto a ponto para aplicações críticas e/ou de tempo real.

     O Gigabit Ethernet e o ATM coexistirão e se complementarão, podendo serem utilizados em conjunto para otimizar custos e desempenho da rede. É isso pessoal, comentem aí e fiquem ligados nos próximos posts! Vem muitas coisas legais sobre esse assunto!

  
  See you, guys!! ;)



Fontes:
<https://br.ccm.net/contents/281-os-protocolos-rtp-rtcp>
<https://www.gta.ufrj.br/grad/98_2/joao/gigabitxatm.html>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Best_effort>
<https://en.wikipedia.org/wiki/Resource_Reservation_Protocol>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/RTSP>
<https://en.wikipedia.org/wiki/Traffic_contract#Type_of_Service>
<https://en.wikipedia.org/wiki/Class_of_service>
<https://www.cisco.com/c/pt_br/tech/asynchronous-transfer-mode-atm/lan-emulation-lane/index.html>





Comentários