Redes de Alta Velocidade: Aplicações

Fala galera!!

   Estamos voltando aos trabalhos! :p. Depois de um tempo sem postar, VOLTAMOS!!! E com um assunto bastante interessante, as aplicações das redes de alta velocidade. 
   Hoje, em especial, falaremos da ATM e como já explicado ela bastante usada por grandes empresas, em universidades e backbones em geral. Por isso, trazemos uma aplicação bem próxima de nós, a UFS - Universidade Federal de Sergipe.


   Essa é uma imagem da Rede Nacional de Pesquisa - RNP na década de 90. Ela nos mostra esses quadradinhos que são chamados POP's (Point of Presence) que representam os backbones das instituições públicas de pesquisa do nosso país. Na legenda aparece as velocidades de cada cor em cada POP de cada estado. No nosso estado tínhamos uma velocidade 256Kb/s no backbone da UFS. E essas linhas que ligam cada um dos pontos são quilométricos cabos de fibra óptica que atravessam o Brasil.



   Nessa segunda imagem temos a estrutura da RNP em 2018. Em relação ao ano de 1999 tivemos uma evolução colossal. A maior velocidade na década de 90 era 2Mb/s e na figura podemos ver  a capacidade de taxas de transferências a 100Gb/s. E a UFS  evolui bastante contando com 10Gb/s de velocidade.

   Pessoal, espero que tenham gostado e fiquem ligados que teremos mais post sobre aplicações. É isso!!!


  See you, guys!! ;)




Comentários

  1. Pessoal,

    favor postar vossa apresentação aqui no Blogue, como informado em sala de aula. Para não ficarem com a nota final prejudicada.

    Bons caminhos,

    R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professor! Nós já colocamos nossa apresentação no blog. Ele está na Página Inicial, lado direito, com o nome "Apresentação - GT5".

      Excluir
  2. É brutal a diferença na velocidade de internet da década passada para hoje

    ResponderExcluir

Postar um comentário