Como funciona?
Basicamente, nessa conexão os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra ótica, alcançando frequências muito maiores. Essa tecnologia permite uma internet muito mais rápida e mais estável, além de uma menor perda de sinal e qualidade. Isso porque esse tipo de conexão não usa eletricidade na transmissão, como acontece no caso da conexão convencional.
Como é feito o cabo?
São cinco camadas de revestimento, são elas:
- Revestimento de plástico: protege o cabo e evita desgastes;
- Fibra de fortalecimento: protege a fibra de vidro contra torções ou impactos;
- Revestimento interno: isola todos os externos e evita interferências muito fortes;
- Camada de refração: é responsável pela propagação de todos os feixes, e evita perdas no decorrer dos trajetos. Em um sistema ideal, essa camada seria capaz de reaproveitar 100% dos sinais luminosos.
- Núcleo : é onde realmente ocorre a transmissão dos pulsos de luz. Construído em vidro, é por ele que a luz viaja em suas longas distâncias.
A conversão...
Como citado anteriormente, a fibra óptica funciona transformando o sinal em luz por meio de conversores associados aos transmissores. Essa conversão pode ser feita de duas maneiras, são elas:
- Fibras monomodo: emitem um sinal por vez, geralmente feito por laser, e apresentam menos dispersão, por isso suportam distâncias muito grandes entre seus transmissores (até cerca de 80 km) e permitem uma velocidade muito alta de troca de informações.
- Fibras multimodo: emitem vários sinais ao mesmo tempo, geralmente utilizando LEDs. São muito baratas mas não suportam distâncias muito grandes, garantem apenas cerca de 300 metros de transmissão.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da internet por fibra óptica são a estabilidade (devido à "imunidade" interferências eletromagnéticas), a velocidade (atinge, teoricamente, a velocidade na luz) e a durabilidade (é feita de vidro, não sofre o problema da oxidação dos fios de cobre).
Porém, uma grande desvantagem dessa conexão é o custo muito elevado (devido a grande quantidade de perdas por causa da fragilidade do material - fibras de vidro). Além disso, ainda não é uma tecnologia muito comum, o que acaba aumentando ainda mais o preço do sistema.
Referências:
http://www.copeltelecom.com/site/blog/como-funciona-internet-por-fibra-optica/
https://www.celulardireto.com.br/como-funciona-a-internet-fibra-otica-vantagens-e-desvantagens/
https://www.oficinadanet.com.br/artigo/redes/o-que-e-fibra-otica-e-como-funciona
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-fibra-optica/
A fusão da fibra após a ruptura, ou para configuração de algum equipamento de rede é um trabalho um pouco complicado. Na maioria dos casos é necessário utilizar um software e perceber a perda de pacotes, assim, perceber o local exato da falha. Mas é um material que ajuda muito para o bom funcionamento da infraestrutura.
ResponderExcluirFiquei na curiosidade sobre a fibra desde quando colocaram a internet aqui em casa e disseram que era fibra e que era mais difícil de cair e tal., o post foi bem direto na explicação na minha opinião um dos melhores no quesito clareza
ResponderExcluirA postagem ficou muito clara e elucidativa, de modo que deu bastante para compreender o assunto. Espero que encontrem formas de tornar a fibra óptica mais acessível para o consumidor, ou, pelo menos alternativas tão eficientes quanto.
ResponderExcluir